São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo quer plano contra acidente no mar

DO RIO

O governo afirmou que intenta apresentar, até setembro, um Plano Nacional de Contingência para acidentes relativos a exploração e produção de petróleo no mar.
Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o acidente ocorrido na plataforma da BP, no golfo do México, há três meses, foi "ponto fora da curva".
"Podemos avançar numa proposta de um plano nacional que acolha essa adversidade, esse cenário de risco que não foi desenhado em nenhum país do mundo. Foi um ponto fora da curva que superou todos os cenários previstos", disse, no Rio.
Segundo a ministra, o plano será uma ampliação e um desdobramento da legislação criada a partir de 2000, quando o rompimento de um duto na Refinaria Duque de Caxias, no Rio, despejou 1,3 milhão de litros de óleo na Baía de Guanabara, causando um desastre ambiental.
Na ocasião, foi determinado que o país fizesse o plano -o que nunca aconteceu. "Mas cuidamos da segurança. Os poços que estão produzindo no pré-sal da bacia de Santos foram revistados."
Marinha, Ibama e ANP (Agência Nacional do Petróleo) participarão do plano.


Texto Anterior: Mais 6 empresas negociam com parque da UFRJ
Próximo Texto: Commodities
Porto de Paranaguá planeja salto de 60% em papel e celulose

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.