São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Goldman Sachs patrocina documentário autorizado

Banco protagonista da crise de 2008 contrata documentarista premiado

"Wall Street Journal" questiona a isenção do diretor; presidente do banco, Lloyd Blankfein é entrevistado no filme


CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

O banco de investimentos Goldman Sachs, um dos protagonistas da crise financeira que estourou em 2008, terá a sua história contada em um documentário que está sendo produzido desde 2007.
Ao que parece, é mais institucional que denúncia: a empresa, fundada em 1869, patrocina a iniciativa, sobre a qual tem controle editorial. E o objetivo é exibi-lo aos funcionários, e não lançá-lo na TV ou nos cinemas.
O fato de o cineasta americano Ric Burns, 55, que ganhou o prêmio Emmy por um documentário sobre Andy Warhol, ter aceitado dirigir um projeto que confunde realidade e marketing vem causando polêmica nos EUA.
No último fim de semana, o "Wall Street Journal" publicou reportagem em que questiona a isenção do trabalho do diretor.
"É bem incomum para um documentarista de sua magnitude aceitar um projeto como esse, especialmente com restrições", criticou Robert Greenwald, de "Wal-Mart: The High Cost of Low Price" (ou "o alto custo do preço baixo", de 2005), ao jornal.
Para Greenwald, a decisão de Burns vai "contra tudo pelo que lutamos como documentaristas".
De acordo com o jornal, já foram filmadas entrevistas com inúmeros funcionários, e o seu presidente-executivo, Lloyd Blankfein, deve aparecer no documentário.
A Folha entrou em contato com a produtora de Burns, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.
O diretor contou, em entrevista recente à revista "New York", como a crise econômica o afetou: "Fez um filme sobre o Goldman Sachs mais interessante".


Texto Anterior: Bolsa: Cenário favorável faz Bolsa fechar em alta pelo sexto dia seguido
Próximo Texto: Vaivém - Mauro Zafalon: País será o maior consumidor de café até 2014
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.