São Paulo, quarta-feira, 28 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incerteza financeira nos EUA chega a pico de 25 anos

1 em cada 5 famílias fechou ano no vermelho

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

Uma em cada cinco famílias americanas fechou 2009 sem dinheiro suficiente para pagar as contas e dívidas assumidas, mostra um estudo da Universidade Yale.
O índice é o maior em 25 anos e reflete a perda abrupta de ao menos um quarto da renda decorrente de desemprego, achatamento salarial ou despesas médicas inesperadas que ficam descobertas.
O estudo, liderado pelo cientista político Jacob Hacker e divulgado no dia 22, mede o bem-estar financeiro das famílias nos EUA e cria um "índice de segurança econômica" com base em dados oficiais de 1985 a 2007 e projeções de 2008 e 2009.
Em 1985, 12,2% dos americanos estavam incertos sobre fechar o ano no azul. Em 2007, antes de a atual crise estourar, o índice era de 13,7%. Em 2009, foi a 20,4%.
"De recessão em recessão, o que vimos foi uma alta gradual, mas inexorável da falta de segurança", disse Hacker à Folha. "Os americanos, sobretudo os jovens, começam a sentir que o sonho de segurança econômica e de oportunidades corre risco."
Embora todas as faixas de renda tenham sido atingidas, as famílias mais pobres são duas vezes mais afetadas.
O estudo estima ainda serem necessários de seis a oito anos para recuperar essa perda de renda, algo agravado pelo fato de muitos americanos não terem poupança.


Texto Anterior: Crédito cresce menos no 2º trimestre
Próximo Texto: Foco: Grandes empresas investem em chances profissionais para ex-presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.