São Paulo, quinta-feira, 29 de julho de 2010

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Ford e Peugeot investem no mercado de locação

Montadoras fecham acordos comerciais

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

Ao menos duas montadoras estão disputando de forma mais acirrada para ampliar seus negócios no mercado de locação de veículos no país: Ford e Peugeot.
Há cerca de 15 dias, a Ford fechou contrato com a Localiza, uma das maiores empresas do setor, para a venda de 6.000 veículos.
Desse total, 4.000 são modelos da linha Fiesta. Os demais são modelos EcoSport, Focus, Fusion e Ranger.
A Peugeot fez recentemente parceria comercial com a Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) para que a entidade ofereça às empresas associadas carros com melhores preços.
O mercado de locação faturou no ano passado R$ 4,37 bilhões, o que correspondeu a 9,5% a mais sobre o resultado de 2008. Até dezembro de 2009, a frota do setor era de 363.456 carros.
A Ford detém 3,92% de participação nesse mercado de locação, que é liderado por Volkswagen (29,52%), Fiat (27,32%) e GM (23,74%), segundo dados da associação das locadoras.
"É a primeira vez que fechamos um contrato desse porte. Até então havia contratos pontuais, com fornecimento de 100 a 200 carros por acordo", diz Oswaldo Jardim, gerente nacional de vendas da Ford.
Após o acordo com a Localiza, a montadora prevê ampliar sua participação no mercado de locação para 11%, mesmo percentual que a Ford tem nas vendas feitas no varejo.
Segundo Jardim, a ampliação dos negócios no mercado de locação foi possível após a montadora ampliar sua capacidade de produção de motores na fábrica de Taubaté, no interior de SP.
Nessa unidade, a empresa investiu R$ 600 milhões. "Nosso maior gargalo era a fabricação de motores", diz o gerente de vendas da Ford.
Para Paulo Gaba, presidente da Abla, a montadora quer recuperar mercado. "Fora do Brasil, a Ford detém participação que chega a 12% no setor de locação, como no caso da Alemanha, por exemplo", diz. "Agora, quer ser mais competitiva no mercado nacional."
A Peugeot também quer disputar mais espaço nesse mercado , segundo informou o departamento de vendas diretas da montadora.
O número de carros disponibilizado no acordo com a Abla não foi informado, mas deve superar mil unidades, segundo a Folha apurou. Os modelos são variados.


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