São Paulo, segunda-feira, 29 de novembro de 2010

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FOCO

Novas tecnologias adotadas pelo comércio reduzem golpe

Rodrigo Capote/Folhapress
Consumidora faz cartão com foto digitalizada em loja em SP

MARIANA SCHREIBER
DE SÃO PAULO

Lojas que oferecem cartões próprios ("private label") para parcelamento conseguiram praticamente acabar com as fraudes nas operações adotando duas medidas simples: digitalização de documentos e registro de fotos dos consumidores.
A Acesso Digital começou a comercializar a tecnologia há dois anos, devido ao aumento do crédito entre pessoas de baixa renda.
"Muitos consumidores das classes D e E não têm conta em banco nem acesso fácil ao crédito. Por isso, as lojas oferecem cartões para alavancar as vendas. Mas o risco de fraude é maior", afirma Alex Yamamoto, consultor da Acesso Digital, empresa que vende a tecnologia.
Existem mais de 200 milhões de cartões "private label" no país, de 70 bandeiras diferentes, estima a Abecs (associação das empresas de cartões de crédito).
Segundo Yamamoto, o objetivo da fotografia é evitar autofraudes (quando alguém compra e, na hora de pagar a fatura, nega a aquisição).
Já a digitalização permite o envio instantâneo das imagens dos documentos para uma central, onde fica uma equipe especializada em detectar falsificações.
A rede Tent Beach, de moda praia, utiliza o sistema há dois anos, em 31 lojas.
Segundo Cintia Gordon, gerente da Kombai Card, administradora de cartões da Tent Beach, houve 150 casos de fraude em 2008 e apenas 4 em 2009 e 3 em 2010. A rede emite 1.500 cartões por mês.
A loja de sapatos American Shoes contratou o serviço em outubro de 2008.
Segundo Marta Sanches, gerente de crédito da American Shoes, a medida reduziu as fraudes em 90%.
A empresa já foi condenada a pagar R$ 1.500 a uma pessoa que teve seus documentos usados por um fraudador para obter cartão na loja, antes da implementação dos novos recursos.
A Acesso Digital cobra entre R$ 200 e R$ 400 por mês, dependendo da infraestrutura contratada e do volume de digitalizações.
Segundo a empresa, mais de mil lojas usam as ferramentas. Entre os clientes, estão Bradesco Cartões e a varejista gaúcha Quero-Quero.


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