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Portos da BA já estão com demanda saturada
Aumento da atividade congestiona rodovias e expõe as falhas da região
Estado está se tornando uma nova fronteira de exploração mineral e não tem mais condições de atender a demanda
DO ENVIADO AO NORDESTE
Cerca de 40% das cargas
que chegam ou são embarcadas a partir da Bahia percorrem até 3.000 km (como ir de
São Paulo a São Luís, no Maranhão) antes de entrar ou
sair do Estado.
A origem ou o destino são
o Sul e o Sudeste, já que os
portos do Estado não têm
mais capacidade para atender o nível de atividade atual.
A Bahia também está se
tornando uma nova fronteira
de exploração mineral (além
de agrícola), o que só agrava
o quadro de saturação.
"Para atender a demanda
na Bahia são necessários
inúmeros investimentos",
afirma Paulo Villa, da Usuport, que reúne os usuários
dos portos da Bahia.
No caso do porto de Salvador, há uma obra de R$ 381
milhões com verba do PAC
(Programa de Aceleração do
Crescimento) para completar
uma via de 4.300 metros,
com túneis e vários viadutos,
que pretende ligar a BR-324
diretamente à área de embarque -desafogando parte do
centro da cidade.
Mas Villa afirma que também seriam necessários novos investimentos para ampliar a capacidade do porto.
Na BR-116, principal rodovia de acesso ao Sul e ao Sudeste, cerca de 90% do tráfego é de caminhões. Principalmente com cargas que não
podem sair direto da Bahia.
DE PORSCHE, EM 1ª
Rupert Hayward, do fundo
Salamanca, que já colocou
500 milhões nas áreas imobiliária, de energia e mineração, afirma querer usar o
Nordeste "como plataforma
para investimentos".
"Mas ainda falta muito em
infraestrutura. E o sistema
tributário no país é pesado."
Um dos sócios de Hayward
no país, Silvio Bezerra, presidente da Ecocil, a maior
construtora de Natal, reconhece os problemas, às vezes
equivalentes, diz, "a ter um
Porsche e só andar em primeira" marcha.
Mas ele acredita que a Copa do Mundo de 2014 vai impor uma aceleração das
obras de infraestrutura na região, como a do novo aeroporto que está sendo construído em Natal (RN).
(FERNANDO CANZIAN)
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