São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSX negocia transferir estaleiro para o Rio

Empresa de Eike Batista não obtém licença ambiental para empreendimento em SC

SAMANTHA LIMA
DO RIO

A OSX, do empresário Eike Batista, negocia com o governo do Rio a possibilidade de transferir o estaleiro que deveria ser construído em Santa Catarina, onde não obteve licença ambiental.
Segundo comunicado da empresa, o convite partiu do governo do Rio, que executará projeto de drenagem no norte do Estado, para evitar enchentes, com previsão de canal que passará na área do porto do Açu, de Eike.
Roberto Monteiro, diretor de relações com investidores da OSX, diz, porém, que a empresa será responsável pelo trecho do canal que servirá a empresa, ligando ao mar um ramal maior que passaria fora da propriedade, e não o Estado, que "economizará recursos que seriam usados de qualquer jeito". O governo do Estado confirma.
A licença ambiental no Rio foi pedida e é esperada para abril de 2011. "Temos todo o interesse no estaleiro. São investimentos de US$ 1,7 bilhão", diz a subsecretária de desenvolvimento do Rio, Renata Cavalcanti.
Segundo Monteiro, a OSX não desistiu da cidade catarinense de Biguaçu. A autarquia federal Instituto Chico Mendes não deu licença ao projeto por entender que havia riscos a reservas e parques. A empresa tenta reverter a decisão em Brasília.
Sérgio Cabral, governador do Rio, e Eike mantêm relação próxima, como ambos enfatizam. O empresário chegou a emprestar seu jato para Cabral ir a Copenhague acompanhar a escolha da sede da Olimpíada de 2016.
A subsecretária diz "ver com bons olhos alguém lutando pelo Rio" e que a proximidade de ambos não se traduzirá em facilidades.
"Temos instituições e procedimentos a respeitar. Não haverá atropelamento."
O Ministério Público do Rio disse que só poderá avaliar a obra, caso seja pública, como diz a OSX, se a vinda do estaleiro for confirmada.
Em Santa Catarina, autoridades e empresários mobilizam-se para manter o empreendimento no Estado e se reúnem amanhã para discutir o tema.


Texto Anterior: Análise: Metas fiscais para este ano não deverão ser cumpridas
Próximo Texto: Juro para financiar carro tem 1ª alta após 18 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.