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Em alta, cerveja premium já fatura R$ 300 milhões
Há dez anos, bebida sofisticada era 2% do mercado; hoje, já representa de 4% a 5%
CIRILO JUNIOR
DO RIO
Cerveja sofisticada e mais
cara deixou de ser bebida para poucos. As cervejas premium caíram no gosto do
brasileiro, e, atentas a isso,
as cervejarias ampliam sua
produção e distribuição.
Hoje, a venda desse tipo de
cerveja representa de 4% a
5% do mercado total e movimenta anualmente cerca de
R$ 300 milhões. Há dez anos,
essa proporção era de 2%.
De 2007 a 2009, o crescimento acumulado é de 40%,
ante 11% nas vendas totais.
No primeiro semestre deste ano, 70% dos lançamentos
estavam ligados ao mercado
premium, segundo dados do
Instituto Nielsen. Nesse cenário, a expectativa é que em
até dez anos essas cervejas
representem até 10%.
"A produção e a importação de nossas cervejas premium vêm aumentando significativamente e o mercado
se mostra bastante promissor", diz Herbert Gris, gerente de marcas premium da
Heineken Brasil.
"É um mercado ainda subdesenvolvido", opina Pedro
Sá Earp, diretor de cervejas
premium da AmBev, de marcas como Bohemia e Stella
Artois. Em mercados desenvolvidos, diz, o segmento representa de 15% a 20% das
vendas. Por isso, nesse mercado estão as maiores oportunidades de crescimento
para a empresa, líder no país.
RENDA
A expansão é atribuída à
combinação do aumento da
renda do brasileiro com a
melhora na distribuição desses produtos. Em 2009, os
brasileiros beberam volume
recorde de 10,9 bilhões de litros de cerveja. E, em 2010,
segundo dados do setor, as
cervejarias devem investir R$
6 bilhões.
As cervejarias artesanais
procuram se diferenciar e se
definem como marcas superpremium. Alegam que grandes cervejarias compram
marcas menores e, em alguns casos, modificam a estrutura da bebida, para produzir em escala industrial.
"A cerveja premium não
pode ter mistura. No caso da
Devassa [da Schincariol] e da
Bohemia, o padrão foi alterado", diz Severino Batista, cervejeiro da fluminense Mistura Clássica, que vai investir
R$ 5 milhões para ampliar
sua capacidade instalada.
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