São Paulo, terça-feira 08 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil

Relax-chique

Conheça as sete tendências principais das coleções brasileiras para o inverno

por Vivian Whiteman


Das paisagens campestres, povoadas de caubóis, hippies e moças de imagem leve e desencanada, aos looks urbanos confortáveis, que têm os aconchegantes maxitricôs como peças-chave, a temporada inverno 2008 nas passarelas brasileiras foi marcada por um certo espírito relax.

Esse desejo de conforto vem de mãos dadas com uma sofisticação discreta, muito focada nos materiais e na construção das peças, deixando de lado a ornamentação excessiva.

Assim como na temporada internacional, embora em abordagens diferenciadas, xadrezes e grafismos apareceram com bastante destaque. Para completar o pacote, novos tecidos inteligentes, que extrapolam o mundo dos esportes para compor alguns dos looks mais interessantes desse inverno.

Novos tecidos
Tafetás tecnológicos, tricôs com mix de fios, couros ecológicos, belas peles falsas e estamparia digital renovaram o repertório de tecidos da temporada. O efeito vai do futurista ao ultra-sofisticado e engana até os olhares mais treinados.

Maxiaparecidas
Golas e mangas crescem e funcionam como acessórios costurados ao tecido. Para dar uma cara diferente a esses elementos de construção da roupa, surgem dobraduras, volumes, texturas variadas e divertidos jogos arquitetônicos. Quanto mais ousadas, melhor!

Ponto forte
Os tricôs são a arma fashion da vez para espantar o frio. Eles surgiram em diversas versões, do cardigã comportado aos modelos gigantes, estrelas da temporada. Além de blusas, mantôs e casaquinhos, os tricôs também apareceram em vestidos e acessórios.

De volta aos 70
O ar romântico e despojado dos estilos folk e boho foram resgatados dos anos 70 diretamente para as passarelas de inverno. Vestidões, saias longas, coletes e modelos com corte leve e solto voltaram com força total, para a alegria das entusiastas do espírito hippie.

Vá de listras
As listras, ao lado dos xadrezes, são aposta certa para os looks de inverno. Mas sem a cara navy da temporada passada: as propostas mais frescas pedem mix de texturas, brilhos e sobreposições nada comportadas.

Perfecto!
A jaqueta de couro modelo perfecto, que virou ícone outsider nos anos 50, reaparece em diversas releituras. Para fugir do óbvio, esqueça os jeans e use a peça com calças de alfaiataria ou sobre vestidos.

Xeque-Mate
Seja na onda dos caubóis, seja em padronagens mais discretas e sofisticadas, o xadrez tomou conta das passarelas. O padrão tartan foi o mais usado, especialmente os com fundos vermelhos ou verdes.

Texto Anterior: Moda inverno 2008-09 : O mito do novo
Próximo Texto: Roça Global: Matuto Power
Índice



Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.