Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Hizbollah captura espiões dos EUA, segundo agência

DE SÃO PAULO

Fontes do governo americano admitiram que o Hizbollah identificou e capturou recentemente espiões da CIA (agência de inteligência dos EUA) no Líbano, segundo a agência de notícias Associated Press.

A destruição de parte da rede de inteligência no país afeta a capacidade da agência em relação ao grupo extremista num momento de crescente tensão na região.

Em junho passado, o líder do Hizbollah, Hassan Nasrallah, anunciou em discurso na TV que descobrira a identidade de pelo menos dois espiões da CIA infiltrados em sua organização -que é aliada do Irã.

O Hizbollah foi fundado com o auxílio do Irã, durante a guerra civil libanesa (1975-1990). De uma milícia que lutava contra forças israelenses no sul do Líbano, passou a ser a mais poderosa força política no país. Com aliados, o Hizbollah domina o governo formado em junho passado.

Embora o episódio levante dúvidas sobre os procedimentos da CIA -os espiões teriam sido identificados por contatos gravados em seus celulares- e incremente os argumentos de que a agência de inteligência americana vem se fragilizando, há quem atribua o episódio à perícia do Hizbollah.

A CIA não fez comentários, apesar de a Associated Press afirmar ter tido confirmação da captura de agentes. O porta-voz da agência disse que ela "tem por regra não discutir alegações sobre atividades operacionais".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.