Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Revisão reduz crescimento do PIB americano

DE NOVA YORK

Os Estados Unidos revisaram para baixo o crescimento do PIB do terceiro trimestre. Segundo estimativa do Departamento de Comércio, a economia americana teve um crescimento anualizado de 2%, e não 2,5%, como divulgado anteriormente.

O nível ficou abaixo do esperado por analistas (a projeção da Dow Jones era de 2,3%). No trimestre anterior, o PIB tinha avançado 1,3% em termos anualizados.

A revisão é atribuída ao desempenho menos favorável do que o inicialmente previsto para estoques das empresas e investimentos, entre outros componentes do PIB.

Relatório do Bank of America Merrill Lynch destaca que indicadores positivos, como as vendas no varejo (que surpreenderam positivamente em outubro), reforçam a expectativa de que haverá um crescimento mais vigoroso neste trimestre.

No entanto, os analistas do banco afirmam que a disposição para o consumo pode não se sustentar. Segundo eles, há uma chance crescente de a economia dos EUA cair em recessão no próximo ano.

BOLSAS

A revisão para baixo do PIB americano contribuiu para que as Bolsas ontem, mais uma vez, fechassem em queda. A Bovespa caiu 0,72%. O Dow Jones recuou 0,46%, e a Nasdaq, 0,07%.

O aumento no custo de financiamento da dívida espanhola também influenciou negativamente o mercado ontem. Na Europa, a Bolsa de Frankfurt fechou com queda de 1,22%, a de Paris caiu 0,84% e a de Madrid perdeu 1,45% no dia. No Brasil, o dólar fechou o dia a R$ 1,807, queda de 0,33%.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.