Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diplomacia pisoteada

SAMY ADGHIRNI
DE TEERÃ

Um iraniano que invadiu a embaixada britânica em Teerã e um israelense que viu sua representação ser violada no Egito relatam os episódios, reveladores da radicalização dos conflitos no Oriente Médio

Minha história Jafar, 23

RESUMO - O estudante de arquitetura e militante pró-regime Jafar (nome fictício), 23, é um dos iranianos que invadiram a Embaixada do Reino Unido em Teerã em 29 de novembro, em protesto contra novas sanções econômicas ao Irã.

O ataque levou ao fechamento da representação britânica e agravou a crise, alimentada pelo programa nuclear iraniano, entre o Irã e as potências ocidentais.

Eu estava saindo da aula na faculdade de arquitetura quando recebi de um colega um panfleto convocando para uma manifestação, dois dias depois, na frente da Embaixada britânica.

O panfleto dizia que seria um protesto pelo primeiro aniversário do assassinato do mártir Majid Shahriari, um dos nossos melhores cientistas [nucleares], por agentes israelenses e britânicos.

Também havia muita raiva por conta das novas sanções ocidentais impostas ao Irã. Na falta de embaixada dos EUA ou de Israel, a raiva foi direcionada à do Reino Unido.

No fim da tarde do dia 29, um amigo me ligou avisando que havia muita tensão na frente da embaixada. Fui imediatamente para lá.

Ao chegar, soube que estudantes que haviam invadido o prédio estavam presos por policiais dentro da representação. Na frente, cerca de 300 jovens exigiam a libertação dos colegas.

A tensão aumentava à medida em que cada vez mais gente chegava no local.

Um dos estudantes que estavam perto do portão passou mal e quando a polícia tentou abrir passagem para tirá-lo de lá, abriu-se uma brecha e centenas de pessoas invadiram o complexo.

Fui empurrado para dentro pela maré humana e logo me vi no meio de uma confusão generalizada. Pessoas iam de sala em sala destruindo computadores e quadros de parede, pisoteando objetos, documentos e CDs.

Como estava muito frio, alguém acendeu uma fogueira. No meio da fumaça e do barulho infernal daquela confusão, um dos estudantes sentou num piano e começou a tocar. Foi surreal.

Não destruí nada, mas fiquei enojado com coisas que vi, como uma foto da rainha Elizabeth ao lado do xá [Reza Pahlevi, derrubado pela revolução islâmica, em 1979].

Em uma das salas havia uma placa que dizia: "aqui estiveram reunidos Churchill, Roosevelt e Stálin". Eles provavelmente estavam tentando definir o futuro do Irã no lugar dos iranianos.

Nos acusam de ter violado a Convenção de Viena, que veta invadir embaixadas.

Mas, primeiro, nem eu nem ninguém aqui assinou a tal convenção.

Segundo, a embaixada vive violando a convenção ao se meter em assuntos internos do Irã.

No início do século 20 impuseram acordos injustos para explorar nosso petróleo.

Em 1953, ingleses e americanos derrubaram o premiê democraticamente eleito, Mohammed Mossadegh.

Em 2009 fizeram de tudo para emplacar o candidato do Ocidente, inventando histórias sobre fraude na eleição.

Até recentemente o site da embaixada divulgava mensagens pró-oposição.

Muita gente diz que a invasão da embaixada foi coordenada pelo governo iraniano. Mas posso garantir que, ao contrário da tomada da embaixada americana em 1979, foi uma reação espontânea. Não sou partidário da violência e acho que a explosão de fúria na embaixada aquele dia teria sido evitada se o Irã tivesse rebaixado antes o nível das relações com o governo britânico.

Mas é bom que o Reino Unido tenha sido colocado para correr.

Apesar de tudo, meu sonho é estudar arquitetura m Londres. Não vejo contradição nisso. Meu problema é com o governo britânico, não com o país em si.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.