Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

União Europeia anuncia que embargará petróleo do Irã

Detalhes sobre o veto à importação ainda devem ser discutidos neste mês

Decisão fez preço da commodity subir pelo segundo dia; objetivo é pressionar Irã a desistir de programa nuclear

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os 27 países da União Europeia chegaram a um acordo preliminar para cessar a importação de petróleo do Irã.

A decisão fez o preço do petróleo cru subir pelo segundo dia consecutivo, fechando a US$ 113,70 o barril em Londres -aumento de 1,4%.

Entretanto, o embargo, que servirá para pressionar ainda mais Teerã a renunciar a seu programa nuclear, ainda precisa ter os detalhes de sua aplicação acertados pelo bloco.

A UE calcula que 4,4% do petróleo cru comprado por seus países venha do país persa. Com as novas sanções, o Irã deixaria de vender, por dia, 450 mil barris dos 2,6 milhões que exporta mundialmente.

"A ideia de um embargo de petróleo está acordada. Não está mais sob questão", disse um diplomata europeu à Reuters. O acerto final sobre as novas sanções sairia de uma reunião do bloco no dia 30.

Washington comemorou a decisão europeia e pediu que outros países façam o mesmo. "É o tipo de medida que queremos ver não só entre nossos aliados na Europa, mas em países em todo o mundo", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

Teerã minimizou o impacto do embargo, dizendo que pode aumentar as exportações para a China, outros países da Ásia e da África. "Podemos facilmente substituir esses consumidores", disse o diretor internacional da Companhia Nacional de Petróleo Iraniano, S. M. Qamsari.

O acordo vem em um momento de tensão entre Ocidente e Irã, que ameaçou fechar o estreito de Hormuz, por onde passa 1/6 da produção mundial de petróleo.

Ontem, o ministro da Defesa, Ahmad Vahidi, disse que os EUA devem se retirar do golfo Pérsico.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.