Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ex-chefe do Estado-Maior turco é preso sob suspeita de tentar golpe

General Iker Basbug é acusado de criar rede on-line contra o governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um tribunal da Turquia prendeu anteontem o ex-chefe do Estado-Maior Iker Basbug, acusado de tentar derrubar o governo. Ele comandou as Forças Armadas do país de 2008 a 2010 e é o primeiro militar dessa patente a ser detido na Turquia.

Basbug é acusado de criar e fazer parte da rede Ergenekon, um grupo ultranacionalista que teria criado páginas na internet com críticas ao premiê Recep Tayyip Erdogan e ao AKP -partido islâmico, no poder desde 2002.

Até 1945, a Turquia foi uma república secular de um único partido. A transição para a atual democracia pluripartidária foi tumultuada. Em 1960, 1971, 1980 e 1997 ocorreram golpes militares.

O ex-chefe do Estado-Maior foi levado a uma cela individual na prisão de Silivri, onde centenas de outros suspeitos aguardam julgamento pelo caso Ergenekon. Ele foi interrogado durante sete horas e meia. Negou todas as acusações. "Podemos dizer que é realmente tragicômico acusar alguém que comanda o Exército de um país de formar uma rede terrorista", disse o general a jornalistas.

O advogado de defesa de Basbug pediu que o caso seja transferido para o Tribunal Constitucional, onde são julgados altos funcionários.

Em 2007, o governo iniciou uma batalha judicial e prendeu militares e civis (acadêmicos, advogados e jornalistas) acusados de tentativas de golpe de Estado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.