Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma e Fidel se encontram e trocam presentes

DA ENVIADA A PORTO PRÍNCIPE

Fidel Castro está lendo a biografia da presidente Dilma Rousseff, que lhe pareceu no encontro que tiveram anteontem em Havana mais alta do que aparentava em fotos e na TV.

O relato é do assessor internacional da Presidência Marco Aurélio Garcia, presente na reunião que, segundo ele, durou 90 minutos.

Não há ainda imagens do encontro de Dilma com o ex-ditador de 85 anos, desde 2008 afastado formalmente do poder em Cuba por motivos de saúde.

O registro, segundo assessoria da Presidência brasileira, foi feito apenas pelos cubanos que disseram que distribuiriam as fotografias.

Foi o primeiro encontro privado entre Fidel e a presidente brasileira -Dilma foi à ilha em 1981 para participar de um congresso de economistas e viu o cubano discursar.

"Fidel está bem, com a família toda [...] numa casa simpática", disse ele. "Ele caminha com certa dificuldade, mas é preciso lembrar que antes de seus achaques de saúde ele tinha sofrido uma queda. Depois de uma certa idade...", disse.

O grupo, do qual fazia parte o chanceler Antonio Patriota e o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), tomou chá e café durante o encontro. Fidel e Dilma trocaram presentes. A presidente lhe deu chocolates. O cubano lhe entregou um livro sobre ele.

Garcia disse que na visita não se discutiu diretamente a abertura de Cuba à produção do etanol da cana-de-açúcar -Fidel é contra por acreditar que a prática atenta contra a segurança alimentar. "Mas acho que Cuba se abrirá à possibilidade", disse.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.