Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisas dão vitória a Romney em Nevada

Apuração inicial confirma ex-governador republicano na dianteira; rival dispensa festa

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney avançava para vencer ontem em Nevada a terceira prévia -em cinco etapas- da disputa pela candidatura do Partido Republicano à Casa Branca, segundo indicavam pesquisas e a apuração inicial.

Com a conquista, ele abre frente sobre o principal rival, o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich, que agora joga suas fichas na "superterça" -quando 11 Estados votam juntos, em 6 de março.

Até o fechamento desta edição (0h no Brasil), haviam sido apurados 8% dos votos do "caucus" estadual (assembleia de eleitores onde um debate precede o voto). Romney liderava com 45%; Gingrich tinha 22% e empatava com o deputado Ron Paul, com 21%. O ex-senador Rick Santorum aparecia com 11%.

Logo pela manhã, o normalmente combativo Gingrich já havia informado que trocaria a costumeira festa de campanha pós-apuração por uma entrevista coletiva.

Santorum e Paul passaram ainda antes às próximas etapas: Colorado e Minnesota, respectivamente -os dois Estados votam nesta terça. A falta de empenho dos rivais segue a vitória de Romney na Flórida, Estado mais expressivo a votar até agora, e o favoritismo consumado do ex-governador em Nevada.

Romney vencera em Nevada em 2008 e, pela primeira vez, o fato de ser mórmon era um trunfo: alvo de preconceito em outros lugares, sua fé é compartilhada por 7% da população do Estado e por 25% dos votantes da última prévia do partido ali.

PESO DOS ESTADOS

A falta de suspense, porém, não significa que a eleição de ontem pese pouco.

Nevada é simbólico por deter o pior índice de desemprego do país (13%) e leva à convenção partidária 28 dos "delegados" que decidirão o rival de Barack Obama em agosto, distribuídos segundo o resultado do "caucus".

O resultado deixa o ex-governador em posição confortável. Nas quatro etapas anteriores, Romney somara 66 dos 1.144 delegados necessários para vencer; Gingrich, 25; Paul, 10; e Santorum, 7.

Embora a matemática tenda a estender a disputa, a série de vitórias de Romney reforça seu argumento aos eleitores e aos doadores de campanha de que ele é o mais viável dos aspirantes.

O Maine, com 24 delegados na convenção, também começou a votar ontem, em um processo extenso cujo resultado só deve sair no dia 11.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.