Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sob frio, 100 mil saem às ruas contra Putin

Protestos na capital russa ocorrem a quase um mês de eleições; aliados também fazem manifestação paralela

Projeção de pesquisa aponta atual premiê como favorito; oposição reclama de falta de liberdade e de fraudes

MARINA DARMAROS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MOSCOU

Mais de 100 mil pessoas saíram ontem às ruas de Moscou, na Rússia, para protestar contra as fraudes nas eleições parlamentares de dezembro passado e pedir a renúncia do premiê e candidato à Presidência, Vladimir Putin. A uma temperatura de 18º C negativos, os manifestantes percorreram 2,5 km a pé.

Enquanto a organização e a mídia contabilizaram a presença de 100 mil pessoas, o Ministério do Interior anunciou um máximo de 36 mil.

Sob gritos de "Rússia sem Putin", a manifestação teve show do grupo Putin e os Soldados Paraquedistas, formado por veteranos do Exército e sucesso na internet.

"Já não se pode mais viver com um sistema completamente corrupto, sem liberdade", disse à Folha o vocalista, Mikhail Vistítski.

O ato contra Putin não foi o único em Moscou. Segundo a polícia, cerca de 90 mil se reuniram "por eleições justas, mas contra uma revolução laranja", abertamente pró-Putin.

O país terá eleições presidenciais no dia 4 do mês que vem, e o primeiro-ministro aparece na frente nas pesquisas de intenção de votos.

Segundo levantamento feito em janeiro, 52% dos eleitores votarão nele.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.