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Feriado e economia global fazem vendas da China caírem 15%

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Sob impacto da desaceleração mundial e do feriado do Ano-Novo, as importações chinesas registraram no mês passado uma queda de 15% com relação a janeiro de 2011.

Já as exportações tiveram um recuo de 0,5%, chegando a US$ 149,9 bilhões. O saldo ficou em US$27,3 bilhões.

O recuo estava previsto, já que o Ano-Novo chinês, uma festa móvel, caiu em janeiro, praticamente paralisando o país, incluindo fábricas e portos, durante uma semana. No ano passado, o feriado havia sido em fevereiro.

Mas o tamanho da queda surpreendeu alguns analistas, que viram no resultado comercial um sinal a mais de que a demanda doméstica está se desacelerando.

Para este ano, o Fundo Monetário Internacional prevê que o PIB da China aumentará 8,2% -com a ressalva de que pode ser a metade disso caso a crise europeia se acentue. No ano passado, o principal motor da economia global cresceu 9,2%, ante alta de 10,4% em 2010.

A China é o principal destino da exportação do Brasil, concentrada principalmente em minério de ferro e soja.

No ano passado, o Brasil vendeu US$ 44,3 bilhões ao gigante asiático, aumento de 44% em relação a 2010. Os chineses foram responsáveis por 38% do superavit comercial brasileiro.

Em outubro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que "temos de torcer" para que não ocorra uma desaceleração na China, desde 2009 o principal parceiro comercial do Brasil.

Em janeiro, as vendas do Brasil para a China tiveram alta de 0,7%.

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