Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'EUA viraram duas economias', diz analista

DE NOVA YORK
DE SÃO PAULO

Enquanto a indústria e o setor tecnológico têm bons resultados nos EUA, o setor imobiliário e o investimento estatal patinam para superar a estagnação econômica.

A comparação da Nasdaq, Bolsa com empresas de tecnologia, e da Dow Jones, principal índice de ações no país, mostra a discrepância na recuperação pós-recessão. Neste ano, a primeira já subiu 12,5%, e a segunda, 5,4%.

A Apple é exemplo da euforia em torno do setor tecnológico, com recorde de vendas e alta de 117% no lucro no quarto trimestre de 2011.

"Os EUA viraram duas economias. A economia industrial e boa parte da de serviços, como a alta tecnologia, estão indo muito bem. Mas há setores que estão indo muito mal, como os ligados ao governo", afirma Tony Volpon, da corretora Nomura.

Em 2011, os gastos de governo tiveram queda de 4,6%. A recuperação desigual da economia traz desafios para o mercado de trabalho, principal preocupação dos americanos e tema central na corrida presidencial deste ano.

Embora o desemprego esteja caindo, os setores que têm bons resultados não são intensivos em mão de obra, já que a indústria ganha em automação e produtividade.

O economista Paul Edelstein, da IHS Global Insight, diz que, mesmo após a recuperação, os EUA ainda terão de conviver com um patamar alto de desemprego.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.