Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Supremo da Venezuela impede destruição de atas das primárias

Medida era promessa da oposição, que acusa Chávez e vai recorrer

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano determinou o bloqueio da destruição das atas de votação das primárias realizadas pela oposição no domingo passado.

A decisão ocorreu depois que um dos candidatos a prefeito de Bruzual foi derrotado, apesar de aparecer como favorito nas pesquisas. Ele pede a revisão dos votos.

Ramón Guillermo Aveledo, secretário-executivo da MUD (coalizão oposicionista), disse que o governo recorre "ao expediente do medo" contra os rivais e afirmou que o segredo do voto não será violado. "Nossos advogados já estudam formas de contestar."

A oposição havia decidido que as atas das primárias, com os nomes dos eleitores, seriam queimadas como uma medida extra de segurança.

Era uma tentativa de impedir que se repetisse o que ocorreu no processo de convocação do referendo de 2004 para retirar o mandato do presidente Hugo Chávez.

Na época, o nome dos que assinaram pelo referendo vazou, e muitos afirmam que a lista foi usada frequentemente por apoiadores de Chávez para discriminar os rivais.

A decisão judicial ocorre no momento em que porta-vozes do chavismo elevam as acusações de que houve fraude para inflar a participação oposicionista nas primárias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.