Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Regime autoriza 3.444 candidaturas ao Parlamento

DE TEERÃ

O órgão do regime iraniano responsável por aprovar candidaturas eleitorais divulgou ontem a lista dos políticos autorizados a participar do pleito parlamentar de 2 de março.

Será a primeira eleição no Irã desde 2009, quando o governo esmagou megaprotestos contra a reeleição supostamente fraudulenta do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad.

O Conselho de Guardiões da Revolução disse que 3.444 candidatos num total de 5.395 receberam aval para fazer campanha a partir de amanhã pelas 290 cadeiras do Parlamento unicameral.

A votação será decidida entre facções rivais nas fileiras conservadoras, já que os poucos reformistas (oposição) autorizados a participar do pleito são desconhecidos ou inexperientes.

A maioria dos candidatos se divide em dois grupos principais que refletem o atual racha na cúpula do regime.

De um lado, os parlamentares alinhados ao líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, detentor da palavra final sobre todos os temas do país. Tido como favorito, o grupo defende devoção aos princípios da Revolução Islâmica de 1979, incluindo a confrontação com o Ocidente.

Do outro, os partidários do presidente Ahmadinejad e seu influente chefe de gabinete, Esfandiar Mashaei, que defendem regras morais menos rígidas para a população e a normalização das relações com o Ocidente. Especula-se que o Conselho de Guardiões agiu em favor do líder supremo, barrando candidaturas de aliados de Ahmadinejad.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.