Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Romney vence no Arizona e em Michigan

Ex-governador de Massachusetts supera ultraconservador Rick Santorum nas prévias republicanas em dois Estados

Uma semana antes da 'superterça', em dez Estados, pré-candidato aumenta vantagem na disputa pela indicação

VERENA FORNETTI
ENVIADA ESPECIAL A DETROIT (MICHIGAN)

O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, ganhou as primárias em Michigan e no Arizona ontem, segundo projeção da rede CNN.

Até 0h30 (hora de Brasília), com 77% das urnas apuradas em Michigan -onde Romney nasceu e seu pai, George (1907-1995), foi governador de 1963 a 1969- o candidato tinha 41% dos votos.

Ele era seguido pelo ex-senador Rick Santorum, com 38%. O deputado Ron Paul registrava 12% da preferência dos eleitores, e o ex-presidente da Câmara Newt Gingrich contabilizava 7%.

No Arizona, com 52% apurados, o ex-governador tinha 48%, Santorum, 26%, Gingrich, 16% e Paul, 8%.

Pela vitória no Arizona, Romney ganhará 29 delegados e continuará liderando a corrida pela indicação à eleição deste ano. Michigan distribui seus 30 delegados proporcionalmente entre os vencedores. Para obter a nomeação do partido, é preciso acumular 1.144 delegados.

Na semana que vem, dez Estados farão prévias para escolher o nome republicano, na chamada "superterça".

No discurso de vitória, Romney afirmou que os resultados foram um grande passo. Mais cedo, em coletiva de imprensa, em Michigan, dissera que se nega a inflar os eleitores com discursos ultrarradicais, estratégia adotada por Santorum.

Na segunda, Santorum criticou a separação de igreja e Estado. No fim de semana, chamou Obama de esnobe pela defesa que o presidente faz do ensino superior.

Nos locais de votação em Michigan, eleitores criticavam Santorum. "Decidi por Romney depois que vi Santorum na TV. Ele está falando coisas horríveis", disse a aposentada Ruth Dumas, 69.

Após a divulgação dos resultados, o ex-senador fez discurso em que suavizou o tom da campanha, voltando a focar em economia. Comemorou a votação obtida em Michigan. "Há um mês, ninguém sabia quem éramos."

'TRUQUES SUJOS'

Romney acusou Santorum e apoiadores de Obama de estimular democratas a votar na primária republicana para atrapalhá-lo. "Se nós queremos indicar um republicano que possa derrotar Obama, temos de dizer não a esses truques sujos de uma campanha desesperada."

Segundo a CNN, 9% dos eleitores da primária em Michigan se declaram democratas; 53% deles votaram em Santorum. No Estado, não é preciso ser registrado como republicano para votar.

O cineasta Michael Moore, que nasceu no Estado, deu entrevista ontem à rede de TV MSNBC dizendo que seus amigos democratas votaram em Santorum. "Eles estão chamando isso de Operação Hilária", afirmou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.