Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Economia gera empregos e ajuda presidente

VERENA FORNETTI
DE NOVA YORK

Os EUA criaram 216 mil vagas no setor privado em fevereiro, acima do esperado por analistas. Em janeiro, o país havia criado 173 mil postos.

A divulgação reforça a percepção positiva sobre a recuperação da economia e beneficia a campanha à reeleição de Barack Obama.

Amanhã, o Departamento de Trabalho divulga a taxa de desemprego, indicador mais amplo, pois leva em conta o mercado de trabalho tanto no setor público quanto privado. A projeção do mercado é que se mantenha em 8,3%.

Uma queda adicional no índice, entretanto, pode pressionar o Banco Central dos EUA, na semana que vem, a revisar a projeção de que os juros básicos do país se mantenham próximos a zero.

O emprego é o tema mais sensível para os eleitores americanos nesta eleição.

A disputa prolongada entre os candidatos republicanos que duelam pela indicação do partido também favorece Obama.

Segundo o site independente Real Clear Politics, que compila diferentes sondagens, o democrata atingiu o maior percentual desde o início da série histórica, em fevereiro do ano passado.

O site aponta que Obama teria 49,5% das intenções de voto em um confronto com Mitt Romney, que lidera a corrida republicana. O conservador teria 44,3% nesse cenário. Contra o ex-senador Rick Santorum, o democrata registraria 50,3% e o republicano, 43,1%.

A troca de acusações entre Santorum e Romney se agravou desde o início de fevereiro, quando Santorum obteve três vitórias nas prévias. Os ataques desgastam ambas as candidaturas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.