Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiros se engajam em ações de auxílio

DO ENVIADO AO NORTE DO JAPÃO

Menor, mais solidária e menos violenta. Um ano após o tsunami, a comunidade brasileira no Japão continuou encolhendo, teve menos envolvimento em atos ilícitos e vem promovendo dezenas de ações de solidariedade em favor dos japoneses que perderam as suas casas.

Vivendo principalmente fora da área diretamente atingida, os brasileiros no Japão diminuíram de 230.552 para 210.032 -uma redução de 8,9%, segundo dados do governo japonês compilados pela embaixada brasileira no país.

Parece bastante, mas o ritmo da redução foi um pouco menor do que nos anos anteriores. Ou seja, o tsunami não teve um impacto significativo no fenômeno da volta.

Outra mudança foi a queda da criminalidade: os casos envolvendo brasileiros diminuíram 44,2% no ano passado. Com isso, após 11 anos, o Brasil caiu de segundo para o terceiro lugar na lista de crimes por nacionalidade, com 9,1% das ocorrências. Ficou atrás de chineses (45,5%) e vietnamitas (10,1%).

Em Sendai, cidade bastante atingida, Valéria Ohtsuki passa os fins de semana organizando ações nas residências temporárias, onde vivem milhares que perderam as casas.

Com a ajuda de empresários e até jogadores de futebol brasileiros, já promoveu churrascos, apresentações de capoeira e shows de música. (FM)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.