Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Em viagem à Índia, Dilma faz pausa turística na Espanha

DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff aproveitou novamente uma escala técnica em viagem ao exterior para fazer turismo fora da agenda -e longe dos jornalistas.

Rumo à cúpula dos Brics em Nova Déli, Dilma parou em Granada (sul da Espanha), cidade que guarda o palácio da Alhambra, tesouro arquitetônico do país.

O Airbus presidencial, que não tem autonomia para viagens acima de 8.500 km, reabasteceu em Granada anteontem. Dilma e comitiva aproveitaram. Após almoço num restaurante local, ela conheceu Alhambra, que começou a ser construído no século 9º e é um dos monumentos máximos da cultura árabe na península Ibérica.

Segundo registro do site oficial do monumento, Dilma se confessou uma "apaixonada pela arte hispano-muçulmana" -o passeio foi realizado na companhia de outros turistas e de um funcionário especialista em arqueologia.

Além de ministros e governadores, a filha de Dilma, Paula, integra a comitiva.

No mês passado, Dilma parou no Porto (Portugal) para uma escala de volta de reunião na Alemanha e aproveitou para ir comer bacalhau num famoso restaurante local. Em 2011, foi conhecer um museu em Atenas numa escala a caminho da China.

O Planalto não quis comentar se a escolha das escalas, obrigatórias, obedece a pedidos da presidente para as visitas. O grupo chegou no final da manhã à Espanha e partiu por volta das 23h.

Dilma tinha a opção de pernoitar na cidade, mas preferiu seguir viagem - ela chegou cerca de dez horas antes do esperado à Índia.

Dilma inicia a viagem de retorno no próximo sábado. Ainda não foi divulgada qual será a escala técnica.

(FLÁVIA FOREQUE)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.