Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mulheres foram antes para bote, indicam dados

DO ENVIADO A BELFAST

Dados coletados pelo museu Titanic Belfast comprovam que mulheres e crianças tiveram prioridade no embarque dos barcos salva-vidas no naufrágio do Titanic.

Os números são relativos só a passageiros do navio, que compunham 59% do total de 2.225 pessoas a bordo. Os outros 41% integravam a tripulação.

Das 465 mulheres que estavam na viagem inaugural do Titanic, 336 sobreviveram -índice de 72%.

Cento e vinte e nove mulheres morreram, mas apenas cinco delas viajavam de primeira classe. Segundo informações do museu, três dessas cinco mulheres se recusaram a deixar o Titanic porque pessoas que amavam (homens ou crianças) ainda estavam a bordo do navio.

Das 160 crianças que viajavam no Titanic, 75 sobreviveram (pouco mais de 45%), mas 85 não resistiram ao naufrágio e às condições climáticas adversas ao esperar o resgate.

Em relação aos homens, a mortalidade foi muito maior. Dos 837 passageiros, apenas 163 sobreviveram ao acidente, cerca de 19% dos homens que estavam a bordo.

Um dos sobreviventes foi Joseph Bruce Ismay, diretor da White Star Line, empresa dona do Titanic. Ismay foi acusado de covardia a vida inteira.

O navio tinha passageiros de 38 nacionalidades, inclusive alguns sul-americanos.

(RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.