Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Análise

'Momento histórico' fez de naufrágio um choque

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Faça uma pesquisa rápida entre seus amigos. Pergunte se eles já ouviram falar do Titanic e do Wilhelm Gustloff. Não é preciso incomodar o Datafolha para saber que quase todos conhecem o primeiro navio, e que apenas "traços" ouviram falar do segundo.

No naufrágio do Titanic, morreram cerca de 1.500 pessoas. No afundamento do Wilhelm Gustloff, morreram entre 9.000 e 10.000.

Por que um é lembrado e o outro não? É um caso de "momento histórico".

O Titanic foi chamado de "inafundável". Representava o auge da tecnologia da época, um momento de grandes expectativas para a humanidade.

O Titanic representava o poderio britânico em 1912 melhor do que sua grande esquadra de encouraçados. Já o pobre Wilhelm Gustloff era um navio de passageiros alemão forçado a cumprir diversas funções mundanas na Segunda Guerra (1939-1945).

Terminou o conflito transportando refugiados da Prússia Oriental. Quis o azar que o navio topasse em 1945 com um submarino e fosse torpedeado.

Mas isso ocorreu no epílogo de uma guerra que deixou 60 milhões de mortos.

Por isso os 1.500 mortos do Titanic foram um profundo choque cultural. Os 10.000 do Wilhelm Gustloff viraram nota de rodapé.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.