Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Foco

Em jantar, Obama faz piada com Romney e escândalo

DE SÃO PAULO

O provável candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, foi um dos alvos usados por Barack Obama para arrancar risos da plateia do jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca anteontem.

No evento, que ocorre desde 1920, o presidente americano fez o tradicional discurso pontuado por piadas para uma plateia de políticos, jornalistas e celebridades -do engajado George Clooney à estrela de reality show Kim Kardashian.

Contra o provável rival em novembro, Obama sacou o insólito episódio trazido à luz por ativistas pró-direito dos animais: anos atrás, Romney levou o cachorro de estimação preso ao teto do carro em que viajava com a família.

Uma montagem mostrou o cão preso ao teto do Air Force One, o avião presidencial, em caso de vitória de Romney.

Obama exibiu um falso spot no qual apoiadores do republicano o acusavam de impor um "estilo de vida socialista" para o cachorro de estimação dos Obama, o Bo.

Ele ainda brincou com os cabelos grisalhos adquiridos na Casa Branca. Montou uma linha do tempo em imagens: há quatros anos com poucos fios brancos, agora grisalho. A série se encerra em 2016, com ele transformado no ator Morgan Freeman, 74.

Nem a secretária de Estado, Hillary Clinton, saiu ilesa: "Quatro anos atrás, estava numa batalha brutal com Hillary nas primárias. Quatro anos depois, ela não para de me mandar mensagens de texto bêbada de Cartagena", lançou Obama.

Foi uma referência à escapada de Hillary para dançar salsa e beber cerveja na cidade colombiana, durante a Cúpula das Américas.

Outro episódio da cúpula -o fato de agentes secretos terem contratado prostitutas- encerrou o discurso: "Tenho mais material preparado, mas preciso levar o Serviço Secreto para casa antes do novo toque de recolher".

Por conta do escândalo, a CIA acaba de criar um manual de bom comportamento para seus agentes.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.