Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ilustrada em cima da hora

Morre, aos 47, Adam Yauch, do Beastie Boys

Conhecido como MCA, o músico e produtor de cinema descobrira um câncer em 2009

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Adam Yauch, mais conhecido como MCA, um dos fundadores do grupo americano de hip-hop Beastie Boys, morreu ontem, aos 47, em Nova York, depois de uma batalha de três anos contra o câncer.

Em 2009, ele havia anunciado, por meio de um vídeo divulgado na internet, o diagnóstico de câncer na parótida (a maior das glândulas salivares) e em um linfonodo.

O Beastie Boys, formado por MCA, Michael "Mike D" Diamond e Adam "Adrock" Horovitz, é uma das bandas mais importantes dos últimos 30 anos e ajudou a popularizar o rap no mundo todo.

O trio lançou oito LPs de estúdio, incluindo clássicos como "Licensed to Ill" (seu disco de estreia, em 1986), "Paul's Boutique" (1989) e "Ill Communication" (1994).

Formado em Nova York no início dos anos 1980, o Beastie Boys era uma banda punk, mas logo começou a incorporar à sua música elementos de hip-hop. Por volta de 1984, o grupo mudou de estilo, fazendo uma inovadora fusão de guitarras pesadas com as batidas do rap.

Seu álbum de estreia foi sucesso no mundo todo e ajudou a quebrar a barreira que separava o hip-hop do grande público. De repente, fãs de heavy metal se pegaram ouvindo o rap do Public Enemy.

A música do grupo evoluiu com o tempo: no início da carreira, eles chegaram a ser acusados de misoginia, por causa das letras ousadas e da postura debochada.

Logo, porém, o trio começou a explorar outros elementos em sua música, como o soul, o funk e até trilhas sonoras de cinema, criando uma sonoridade única e inconfundível.

De "bad boys", os "beasties" passaram a ser considerados artistas relevantes e inovadores, reconhecidos por um senso estético particular e muito influente.

Seus videoclipes, dirigidos pelo cineasta Spike Jonze e pelo próprio Yauch (sob o pseudônimo Nathaniel

Hornblower), são alguns dos melhores de todos os tempos, incorporando elementos de filmes policiais, de gângster e de ficção científica.

O grupo também foi politicamente ativo, organizando shows em prol da liberdade religiosa no Tibete.

Yauch dirigia uma produtora e distribuidora de cinema, a Oscilloscope Laboratories, responsável pelo lançamento de filmes como o recente "Precisamos Falar Sobre o Kevin" (2011).

No mês passado, o Beastie Boys entrou para o Hall da Fama do Rock, mas Yauch, doente, não pôde ir à cerimônia. Ele deixa os pais, a mulher, uma filha e milhões de fãs órfãos em todo o mundo.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.