Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Obama lança candidatura oficialmente em comícios

Diferentemente de 2008, presidente não lota o ginásio em que discursa

Obama enaltece, em Ohio, o fim da Guerra do Iraque e reivindica o crédito de ter contido os efeitos da crise no país

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Barack Obama oficializou ontem sua conversão de presidente a candidato, em processo desde que Mitt Romney se tornou seu virtual rival republicano no início de abril, com dois comícios em Estados-chave para a eleição de novembro.

Sem terno e gravata, falou mais à vontade ao lançar a campanha, em Columbus, Ohio, do que como presidente. Enalteceu o fim da Guerra do Iraque e o prazo para a do Afeganistão acabar, e reivindicou o crédito de ter contido os efeitos da crise econômica que eclodiu antes de sua posse.

"É claro, houve reveses. Houve decepções", afirmou, diante de cartazes com seu novo e pragmático slogan, "Forward" (adiante). "Mas nós não desistimos. A gente não desiste. Juntos, estamos lutando para nos restabelecermos."

No discurso, exortou o eleitorado a negar a Romney a chance de endossar a agenda dos republicanos no Congresso -maiores antagonistas do democrata em mais de três anos de governo.

Diferentemente de 2008, porém, quando sua campanha se tornou uma espécie de movimento nacional maior, o presidente não lotou o ginásio onde discursou -os bombeiros estimaram em 14 mil as pessoas no local com capacidade para 18 mil.

Após Columbus, Obama voou para Richmond, na Virgínia, outro Estado que pode definir a eleição. O duplo evento marca o início do embate entre Obama e Romney, cujo foco será a economia.

A popularidade do presidente hoje oscila em torno de 50%, segundo o Gallup. Na média de pesquisas compilada pelo site Real Clear Politics, Obama aparece com 47,5% das intenções de voto, contra 44,2% de Romney.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.