Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

França já se prepara para '3º turno' no mês que vem

Eleição legislativa pode atenuar vitória de Hollande

DO ENVIADO A PARIS

Terminada a festa da vitória, lambidas as feridas da derrota, direita e esquerda preparam na França o que o mundo político chama de "terceiro turno": as eleições legislativas de 10 e 17 de junho próximo.

Por mais que a Presidência detenha poderes formidáveis, se houver maioria parlamentar diferente da que surgiu no pleito presidencial, abre-se o campo para a complicada "coabitação" (presidente socialista com premiê conservador), que no mínimo entorpece a ação do Executivo.

Por isso, o presidente eleito, François Hollande, começou ontem mesmo a discutir a composição de seu gabinete, em especial a designação do primeiro-ministro, que será o condutor da campanha socialista de junho (Hollande se reserva para a gestão).

Na direita, Nicolas Sarkozy confirmou ontem o que já insinuara na véspera: aposenta-se da vida política, o que abre um vazio de liderança a um mês da votação.

Pesquisas feitas durante a campanha para o primeiro turno apontam para um cenário de empate entre socialistas e UMP (União para um Movimento Popular, partido de Sarkozy). E mostram ainda um forte crescimento da extrema direita. (CR)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.