Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Comissão prevê retração de 0,3% para eurozona

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Comissão Europeia prevê uma contração de 0,3% do PIB para a economia da zona do euro neste ano. Para 2013, a previsão é crescimento de 1%.

O prognóstico divulgado ontem aponta que, somando contração e austeridade, países como França e Espanha terão dificuldades para cumprir os objetivos de controle do deficit.

A recuperação prometida para 2013 terá início ainda neste ano, diz o órgão. A partir do terceiro trimestre do ano, o bloco sairá da recessão avançando 0,1% -e cada trimestre do ano seguinte terá crescimento de 0,4%, totalizando 1% de aumento em 12 meses.

A Espanha é o único país de toda a União Europeia que seguirá em contração em 2013 -de 0,3%, frente a 1,8% de queda em 2012.

A Comissão Europeia prevê que o desemprego, por sua vez, permanecerá alto neste e no próximo ano, tanto na zona do euro como na União Europeia como um todo. Nos países que adotam o euro, serão 11% os desempregados. Em toda a União Europeia, 10,3%.

A inflação, prevê o órgão, cairá a 2,4% na zona do euro em 2012. Em 2013, chegará a 1,8%. Na União Europeia, os valores são de 2,6% (2012) e 1,9% (2013).

"Uma recuperação está próxima", disse ontem Olli Rehn, comissário europeu para assuntos econômicos e monetários. "Mas a situação permanece frágil."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.