Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Chineses copiam vilarejo dos Alpes austríacos em bairro residencial

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

No país famoso pela produção de falsificações vendidas no mundo inteiro, nem cidades inteiras escapam. O vilarejo alpino de Hallstatt, da Áustria, está sendo replicado em uma versão quase idêntica no sul da China, na província de Guangdong.

A façanha é da chinesa Minmetals Land, pertencente a maior empresa de comércio de metais do país, a China Minmetals. O custo estimado é de US$ 940 milhões.

A Hallstatt cópia será um bairro residencial aberto à visitação. Das 134 residências à venda, 110 já foram comercializadas.

O projeto foi descoberto pelos habitantes do vilarejo original por acaso, em 2011, quando um turista chinês envolvido na construção da réplica comentou sobre o assunto em um hotel local.

Depois se soube que arquitetos da Minmetals se misturavam aos turistas comuns (são mais de 800 mil por ano) para tirar fotos detalhadas das construções.

A Hallstatt original tem menos de mil habitantes e é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.

O vilarejo se precaveu para à concorrência chinesa. Em seu site, diz que só na versão original "a cultura e a história locais são verdadeiras".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.