Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dilma critica ação de europeus no combate à crise

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

A presidente Dilma Rousseff criticou ontem a atuação de países europeus diante da crise econômica e questionou "até quando" as armas empregadas na zona do euro serão apenas socorros financeiros a bancos.

Em discurso em Belo Horizonte, Dilma citou os € 100 bilhões em empréstimo liberado aos bancos espanhóis e o € 1 trilhão usado no ano passado no financiamento ao setor para dizer que, ainda assim, a crise é "quase crônica".

Ao mencionar experiências recentes do Brasil em crises, quando o país fez a opção por cortes no Orçamento, Dilma disse que a Europa está provocando uma "profunda crise" ao reduzir gastos e investimentos.

"Nós sabemos que [assim] um país não sai da crise, pelo contrário. Ele cria para ele mesmo uma armadilha. Cada vez que ele corta o gasto, que para de investir, ele provoca o que está produzindo a Europa, uma profunda crise."

Dilma afirmou que o Brasil continuará investindo para superar a crise. Segundo ela, a economia do país é sólida, mas os juros precisarão continuar sendo reduzidos e o governo deve dar atenção ao câmbio e aos impostos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.