Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pesquisa vê liderança econômica chinesa

Levantamento feito em 21 países põe asiáticos como maior potência, à frente dos EUA

DE SÃO PAULO

Pela primeira vez, um levantamento em escala mundial coloca a China, e não os Estados Unidos, como dona da imagem de maior potência econômica do planeta.

Os chineses ainda têm cerca da metade do PIB (Produto Interno Bruto) dos norte-americanos.

E, apesar do crescimento bem mais acelerado, uma ultrapassagem asiática só deve acontecer no final da década.

Porém o resultado divulgado ontem pelo Centro de Pesquisas Pew, sediado em Washington, retrata uma mudança de percepção global após anos de altas taxas de crescimento da China e reflexos da crise de 2008 nas finanças norte-americanas.

Desde então, enquanto a porcentagem de quem via a liderança econômica global dos Estados Unidos caiu de 45% para 36%, os que veem primazia econômica da China subiu de 22% para 42%.

O levantamento foi feito a partir de 26.210 entrevistas, por telefone ou pessoalmente, entre março e abril, em 21 países nos continentes europeu, africano, asiático e americano, incluindo o Brasil.

Os 800 brasileiros ouvidos, aliás, foram dos grupos que mais continuaram a enxergar a supremacia dos EUA no assunto: 45% a 27% -além de 15% do Japão e 13% de outros países.

A margem de erro variou, sendo, por exemplo, de 5% no Brasil e 1% na Turquia.

Também chama a atenção a inversão de percepção exatamente nos dois gigantes: mais chineses apontaram o protagonismo econômico para os norte-americanos (48% a 30%).

Já os norte-americanos veem uma situação de empate técnico (41% a 40% em prol da China).

QUEDA

Por outro lado, também ontem, um influente assessor do governo chinês, Zheng Xinli, disse que o crescimento do país pode ficar abaixo de 7% no segundo trimestre, no mais pessimista prognóstico até aqui sobre o tema.

Em abril, o Banco Mundial previu que o avanço do PIB local em 2012 seria de 8,2%, o mais baixo desde 1999.

Com agências de notícias

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.