Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reino Unido ajuda bancos a estimular o crédito

Instituições podem ter 80 bilhões de libras

DO “GUARDIAN”

Sir Mervyn King, presidente do Banco da Inglaterra, anunciou na noite de ontem medidas de emergência para ajudar os bancos do país e estimular o crédito, depois de um alerta do ministro George Osborne (Finanças) de que a "tempestade da dívida" que está varrendo o continente europeu representava a mais séria crise que os britânicos e a Europa já enfrentaram em tempo de paz.

Depois que um ministro espanhol alertou que o futuro da Europa pode ser decidido nas próximas horas, o Banco da Inglaterra começará nos próximos dias a injetar um mínimo de 5 bilhões de libras ao mês (R$ 16 bi) em instituições da City de Londres.

O governo espera obter recursos para um programa de empréstimos a famílias e pequenas e médias empresas desprovidas de caixa em algumas semanas.

O banco central e o Tesouro britânicos acreditam que sua proposta conjunta pode representar um estímulo de 80 bilhões de libras ao capital disponível para empréstimo ao setor privado e ajudar a aliviar o crescente medo de uma segunda contração, depois do início da crise cinco anos atrás.

"Não estamos impotentes diante da tempestade na zona do euro", disse Osborne.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.