Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Obama e Romney visitam Estado crucial para votação de novembro

Em Ohio, democrata e republicano culpam um ao outro pela crise

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em visita ao mesmo Estado, o democrata Barack Obama, presidente dos EUA, e o republicano Mitt Romney, seu rival na eleição de novembro, trocaram golpes verbais em discursos que devem dar o tom das campanhas de ambos nos próximos meses.

Em Cleveland (Ohio), Obama acusou Romney de querer voltar à política econômica de seu antecessor na Presidência, George W. Bush -que, segundo ele, levou à crise de 2008, da qual o país não se recuperou totalmente.

"Não podemos colocar o futuro em perigo repetindo os erros do passado. Não agora, quando há tanta coisa em jogo", afirmou o presidente.

Em outra cidade de Ohio, Cincinnati, num discurso encerrado quatro minutos antes de Obama iniciar o seu, Romney culpou o rival pelos números ruins da economia.

"[Obama] está na Presidência há três anos e meio. Falar é fácil, mas ações dizem muito mais. Se querem saber qual é o resultado da política dele, olhem para Ohio, vejam como está o país", disse o ex-governador de Massachusetts diante de uma fábrica.

Ohio, no Meio-Oeste dos EUA, é um dos chamados Estados-pêndulo, cuja preferência partidária varia a cada eleição. Nas últimas dez votações, desde 1972, o nome vencedor no Estado ficou também com a Presidência.

Pesquisa recente Reuters/Ipsos mostra que o índice de aprovação de Obama caiu, desde maio, de 50% para 47% -o menor desde janeiro. Por outro lado, segundo sondagem do Gallup, dois terços dos EUA culpam Bush, e não Obama, pela atual crise.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.