Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiros podem ficar seguros, diz novo presidente

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em entrevista no palácio presidencial, em Assunção, o novo presidente do Paraguai, Federico Franco, reafirmou que não houve golpe na destituição de Fernando Lugo e disse que os brasiguaios (brasileiros e descendentes que vivem no país) terão os seus direitos garantidos.

"Não houve golpe nem ruptura institucional. Apenas uma mudança de liderança, que estava de acordo com a Constituição e as leis do país", declarou o novo governante.

Mas Franco reconheceu a dificuldade do novo governo de obter respaldo internacional diante da reação dos vizinhos ao rápido processo de destituição.

Do início do processo contra Lugo até o impeachment do presidente, o Congresso paraguaio levou pouco mais de 30 horas.

Franco afirmou que o novo chanceler paraguaio, José Félix Fernández, retomará o contato com os vizinhos -inclusive seu colega brasileiro, Antonio Patriota- para esclarecer a situação vivida pelo país. "Estou confiante em que eles irão entender."

'PREFERÊNCIA'

O novo mandatário também disse que os brasiguaios, cerca de 400 mil, terão "tratamento preferencial" e afirmou não crer que o governo Dilma Rousseff leve a cabo as ameaças de sanções ao Paraguai.

"Certamente esse governo [de Lugo] foi o que mais nacionalizou cidadãos brasileiros radicados no Paraguai. [Os brasiguaios] podem ficar seguros sobre a preservação de seus direitos", declarou Franco.

Desde 2011, houve acirramento da tensão entre os sem-terra paraguaios e os produtores rurais do país, muitos deles brasileiros.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.