Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Turquia leva à Otan ataque sírio contra avião

País deseja que aliança militar ocidental considere a ação um ataque a todo o grupo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Turquia subiu ontem o tom contra o ataque sírio que derrubou uma de suas aeronaves militares na semana passada. O governo vai pedir hoje em encontro da Otan (aliança militar ocidental) que o grupo considere a ação um ataque a todo o grupo.

De acordo com Bulent Arinc, vice-premiê turco, a reunião foi solicitada de acordo com o artigo 5º da Otan, que diz que o ataque a um dos membros da aliança deve ser considerado uma ação contra todos os seus membros.

Ainda que muitos integrantes da Otan mostrem descontentamento com a falta de uma ação contra a Síria, um ataque ao regime é considerado altamente improvável.

Mesmo uma ação turca é vista com muita cautela. O vice-premiê disse ontem que a Turquia mantém o seu direito de "retaliar" contra um "ato hostil", mas complementou: "Nós não temos a intenção de entrar em guerra contra ninguém".

Arinc afirmou ainda que a Síria atirou em uma segunda aeronave, envolvida na busca do avião atingida, mas que ela não foi derrubada.

O governo da Síria respondeu dizendo que o ataque foi um ato de autodefesa e que o avião estava em seu território -o que é negado pela Turquia. Sobre uma possível retaliação da Otan, afirmou que seu território é "sagrado".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.