Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Diretora do FMI prevê crescimento menor

DE LONDRES

Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), anunciou ontem que a instituição rebaixará sua previsão de crescimento global para 2012, aumentando a desconfiança dos investidores quanto ao cenário econômico.

A nova estimativa, a ser divulgada neste mês, será menor do que a previsão de 3,5% de expansão econômica e afetará tanto nações mais ricas quanto países emergentes, como o grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Lagarde avaliou que os cortes nas taxas de juros promovidos nesta semana pela zona do euro e pela China mostram a fragilidade da recuperação econômica mundial.

O BCE (Banco Central Europeu) reduziu ao nível recorde de 0,75% sua taxa de juros, anteriormente de 1%, e cortou para zero a taxa relativa a depósitos.

No fim da semana passada, os mercados deram sinais de alento após reunião de líderes da zona do euro definir medidas para reduzir os juros pagos pelos governos de Itália e Espanha a investidores na venda de títulos de dívida pública.

Apesar disso, os juros dos papéis espanhóis e italianos fecharam ontem a níveis similares ao período anterior ao anúncio das medidas.

Os títulos da Espanha com vencimento em dez anos ultrapassaram novamente a casa dos 7%, patamar considerado insustentável por analistas, e os juros dos papéis italianos chegaram a 6%, embora tenham encerrado o dia em 5,94%. As principais Bolsas europeias fecharam em queda.

(RODRIGO RUSSO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.