Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Obama lidera pesquisas em três Estados cruciais

Democrata está à frente de Mitt Romney na Flórida, na Pensilvânia e em Ohio

Sondagem aponta que maioria dos eleitores acha que o republicano não se preocupa com problemas da população

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Três Estados que serão decisivos no resultado da eleição presidencial nos EUA, em novembro, dão boa vantagem para o presidente e candidato à reeleição Barack Obama.

Na Flórida, na Pensilvânia e em Ohio, considerados Estados-pêndulo (cuja preferência partidária varia a cada eleição), o democrata registra ao menos seis pontos percentuais a mais que o rival republicano, Mitt Romney, segundo uma nova pesquisa da Universidade Quinnipiac com o "The New York Times" e a rede CBS.

Na Pensilvânia, contudo, a diferença chegou a 11 pontos, com 53% das intenções de voto para Obama e 42% para Romney -a maior vantagem registrada para o presidente no Estado desde que Romney se tornou o único pré-candidato republicano, em maio passado.

O mesmo ocorreu na Flórida, onde o democrata aparece com 51% do apoio, contra 45% do concorrente.

Entre os eleitores de Ohio, 50% dizem que votariam em Obama se o pleito fosse agora, enquanto 44% optariam por Romney. A margem de erro da sondagem é de 2,9 pontos percentuais.

Apesar de Obama ter vencido nos três Estados em 2008, Flórida e Ohio ajudaram a eleger e reeleger o republicano George W. Bush, em 2000 e 2004.

O resultado da pesquisa de intenção de votos casa com a opinião dos eleitores sobre a preocupação dos dois candidatos com relação aos problemas da população. Nos três Estados, a maioria dos entrevistados disse acreditar que Obama se importa com suas dificuldades. O contrário ocorre com Romney: a maior parte acha que o empresário não liga para problemas de "pessoas como eles".

O levantamento foi feito entre 1.177 eleitores na Flórida, 1.193 em Ohio e 1.168 na Pensilvânia, de 24 a 30 de julho.

Ontem, o presidente voltou a Ohio, em seu quarto giro eleitoral no último mês e meio, e criticou mais uma vez o concorrente por defender a manutenção dos impostos mais leves para os ricos.

Em discurso na cidade de Mansfield, tradicionalmente republicana, Obama disse que Romney quer apenas enriquecer "pessoas como ele".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.