Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Eleições EUA

Furacão ameaça a convenção de Romney

Isaac, por enquanto tempestade tropical, pode ganhar força e se aproximar de Tampa

LUCIANA COELHO
DE WASHINGTON

Um furacão ameaça a convenção do Partido Republicano, que oficializa a candidatura de Mitt Romney à Presidência dos EUA e deve atrair até 50 mil pessoas entre segunda e quinta-feira a Tampa (Flórida), cidade famosa pelos parques temáticos.

O Isaac, uma tempestade tropical a 300 km de Porto Rico, pode ganhar força de furacão hoje, ao se aproximar do Haiti.

A possibilidade de seguir para a Flórida, porém, está em aberto. Caso isso ocorra, ele chegaria ao Estado segunda e à região de Tampa terça, com ventos de até 150 km/h. Como tempestade, o Isaac avança entre 60 e 120 km/h.

A organização da convenção anunciou que está monitorando a situação e, por enquanto, mantém os planos, contradizendo autoridades municipais que antes consideraram cancelar o evento.

"Estamos trabalhando junto com a campanha de Romney e mantemos contato regular com o Serviço Meteorológico Nacional e o governo estadual [...] para estimar o potencial impacto", afirmou, em comunicado, William Harris, diretor da convenção.

"O governador e o serviço de emergência nos garantiram que têm recursos para reagir caso o furacão chegue em terra. Nossa preocupação são as pessoas no caminho."

Furacões são comuns na região nesta época do ano.

Em 2008, a chegada do furacão Gustav ao sul dos EUA e o risco de ele seguir para o norte e passar pela sede da convenção republicana de então, em St. Paul (Minnesota), levou o partido a cancelar a agenda do primeiro dia.

O receio ia além dos estragos diretos, pois os republicanos temiam acusações de insensibilidade após a lentidão do governo Bush (2001-09) no Katrina, em 2005.

O Gustav desviou, mas antes deixou 53 mortos nos EUA e cem na América Central.

AKIN

Uma segunda ameaça ronda a convenção: a presença do candidato ao Senado Todd Akin, que provocou revolta ao dizer no domingo, em uma entrevista sobre aborto, que "estupros legítimos raramente levam à gravidez".

O partido, que o pressiona a renunciar, pediu que fique fora do evento, temendo que sua imagem seja ligada à de Romney e Ryan, embora ambos o tenham condenado.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.