Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Partido pró-Europa vence pleito na Holanda

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, declarou ontem à noite vitória nas eleições parlamentares do país, apesar da estreita vantagem de seu partido, o liberal VDD, sobre os segundos colocados.

Com mais de 80% dos votos apurados até as 22h30 de ontem, o VDD tinha, conforme projeções, 41 das 150 cadeiras do Parlamento holandês, seguido de perto pelos trabalhistas, com 39 cadeiras.

Segundo o primeiro-ministro, seu principal concorrente, o líder trabalhista Diederik Samsom, telefonou no final da noite de anteontem (horário brasileiro) para cumprimentá-lo pelo resultado.

A legenda de Rutte -que chegou a entregar o cargo em abril após fracassar na aprovação de um pacote antideficit- é adepta do livre mercado e apoia a continuidade da Holanda na União Europeia, bem como as medidas de austeridade exigidas pelo bloco.

Os trabalhistas são críticos das políticas de austeridade. Se a apuração confirmar o resultado, ambas as legendas ficarão com cerca de dez cadeiras a mais do que na configuração atual da Casa.

Segundo pesquisa de boca de urna das emissoras de TV NOS/RTL, o maior derrotado na eleição foi o Partido da Liberdade (extrema direita), de Geert Wilders, que propõe políticas anti-imigração. Ele ficaria com 13 cadeiras, 11 a menos do que possui hoje.

O "eurocético" Wilders era aliado do governo, mas negou apoio aos cortes, o que fez Rutte entregar seu cargo.

O Partido Socialista, legenda de extrema esquerda que se opõe às políticas de austeridade, também deve perder espaço na nova configuração.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.