Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gafe sobre mulheres constrange republicano

Reprodução
Empiada na rede, Clinton indaga sobre "ficheiros demulheres"
Empiada na rede, Clinton indaga sobre "ficheiros demulheres"

DE NOVA YORK

"Fichários cheios de mulheres", expressão usada pelo candidato Mitt Romney ao falar de seu "esforço" para achar mulheres de talento para sua equipe quando governador, tornou-se o termo viral do debate de terça.

Piadas surgiram imediatamente. Uma foto de Bill Clinton na rede social Tumblr aparecia com a legenda "Parem esse debate agora. Alguém me explica onde estão esses fichários?".

No Facebook a comunidade "Binders full of women" [a expressão em inglês] já chegou a 300 mil membros.

Para muitos, trata-se de gafe mais séria do que quando Romney disse que cortaria o orçamento da rede pública PBS, "apesar de gostar do Garibaldo [de 'Vila Sésamo']".

Um dos eleitorados que Romney tem mais dificuldade de atrair é o feminino, com o qual Obama tem boa vantagem. Os democratas têm dito que os republicanos mantêm uma "guerra contra as mulheres" por serem contra políticas contraceptivas.

Ao explicar que seu governo era o mais paritário entre homens e mulheres entre os Estados da nação, disse que todos os nomes que lhe chegavam eram de homens. "Fizemos um esforço concentrado de ir atrás de mulheres qualificadas que pudessem ser membros de nosso secretariado", disse Romney.

"Pedimos a grupos de mulheres nomes e recebemos fichários cheios de mulheres".

(RJL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.