Índice geral Mundo
Mundo
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Irã prende jornalista por reportagem para BBC

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um jornalista que participou de reportagem da rede de TV britânica BBC foi preso por autoridades do Irã após divulgar informações sobre a explosão de um depósito de armamentos da Guarda Revolucionária que deixou 27 mortos anteontem.

Segundo a agência de notícias semioficial iraniana Fars, Hasan Fathi foi preso no sábado após fazer uma transmissão ao vivo sobre a explosão na base militar.

Segundo a agência, a reportagem foi feita para o setor da BBC que transmite informações em farsi e possui um site na língua do país.

O governo do Irã não autoriza esse setor da BBC a trabalhar no país, por isso classificou a atitude do jornalista como um crime.

A BBC divulgou uma nota afirmando que Fathi não pertence à equipe da rede.

"O serviço [em farsi da BBC] conversou com Hasan Fathi como um comentarista independente, da mesma forma que faz com outros jornalistas independentes, acadêmicos e outras figuras públicas do Irã."

A rede britânica também expressou preocupação com o fato de o Irã "intimidar as pessoas" que falam à emissora. A explosão ocorreu em um complexo militar que guarda os mísseis de longo alcance do Irã. Teerã afirma que a explosão foi acidental e não um ataque.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.