São Paulo, sexta-feira, 01 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atirador mata 4 em shopping na Finlândia

Polícia afirma ter identificado suspeito, um imigrante de 43 anos que teria se matado após o tiroteio

DA REDAÇÃO

Um homem abriu fogo ontem dentro de um shopping center em Espoo, a segunda maior cidade da Finlândia, matando quatro pessoas.
A polícia afirmou que as vítimas são três homens e uma mulher. Um quinto corpo, identificado como sendo da ex-mulher do suspeito -o imigrante Ibrahim Shkupolli, 43, cujo país de origem não foi divulgado- foi encontrado em um apartamento da cidade.
Segundo a CNN, os cinco mortos trabalhavam em um mesmo armazém do shopping Sello, descrito como o maior da região nórdica, com 170 lojas.
Horas após o tiroteio, a polícia disse ter achado outro corpo, que poderia ser do atirador.
Nos últimos dois anos, a Finlândia -nação de 5,3 milhões de habitantes e com 1,6 milhão de armas nas mãos de civis- foi palco de diversos tiroteios com várias vítimas. Em novembro de 2007, um estudante de 18 anos matou 18 pessoas em uma escola no sudeste do país, cometendo suicídio em seguida.
Em setembro do ano passado, um atirador abriu fogo dentro de um colégio na cidade de Kauhajoki, matando nove estudantes e um professor antes de atirar em si mesmo.
Antes dos tiroteios, os dois haviam postado vídeos no site YouTube nos quais usavam armas e treinavam tiros.
Por isso, políticos, assistentes sociais e líderes religiosos pedem por leis mais rigorosas e maior vigilância em páginas da internet na pequena e rica nação, que tem altos índices de suicídio, alcoolismo e violência doméstica.


Com agências internacionais


Texto Anterior: "Países maiores seguirão dominando o bloco"
Próximo Texto: Análise: É precipitado ver ataque a voo como divisor de águas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.