São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confessores dão a repórter conselhos na contramão da ortodoxia do Vaticano

DA REDAÇÃO

Sem se identificar como jornalista, o repórter Ricardo Bocco, do semanário "L'Espresso", "confessou" a um padre de Turim que havia sido cúmplice da morte do pai, por eutanásia. Inventou que ele sofrera por 15 anos de esclerose incurável.
"Eu o proíbo de conviver com remorsos", respondeu o clérigo. Em Nápoles, ao confessar o mesmo e suposto pecado, um outro padre disse que a igreja tinha o direito de manter suas posições, mas que, se estivesse convivendo com uma situação idêntica, "eu tiraria da tomada o aparelho de respiração dele".
A reportagem, ao demonstrar que nem sempre os padres seguem a ortodoxia em questões altamente definidas pelo Vaticano, traz outras "confissões" curiosas.
No confessionário de uma igreja de Roma, o jornalista se disse arquiteto e homossexual -contou que abandonou a mulher para viver com um colega de trabalho.
"A igreja está mudando suas posições. Há muitos sacerdotes homossexuais e freiras lésbicas", disse-lhe o padre. Ao se espantar com a revelação sobre o homossexualismo das freiras, o padre o tranqüilizou e afirmou que não é tão freqüente e que a mídia ainda não se estava tão informada a respeito.
Um outro padre, na cidade de Turim, foi mais rígido: "Tente manter essa relação [com o amante] apenas nos limites da amizade."
Ao se "confessar" em Roma, o repórter disse ser soropositivo e afirmou ao padre que não usava preservativos em suas relações esporádicas. "Pense em se casar", aconselhou o padre. O confessor também disse laconicamente que ele deveria, mesmo numa relação conjugal, evitar o uso da camisinha. Em Turim, outro padre respondeu apenas que "é um problema de consciência".
Em Milão, o repórter inventou que, num exame pré-natal, sua mulher descobriu que a criança sofria de síndrome de Down e que o casal pensava em abortá-la. "Nem pensar", respondeu o padre.
Em Nápoles, um padre lavou as mãos quando o repórter disse que havia agendado uma consulta na Espanha, para recorrer a técnicas de inseminação com embriões para engravidar sua mulher, com quem estava casado há dez anos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Reino Unido: Polícia prende 9 suspeitos de planejar execução de militar
Próximo Texto: Alemanha pede captura de agentes da CIA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.