São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Clérigo convoca referendo para decidir apoio a futuro governo

DA ASSOCIATED PRESS

O clérigo radical iraquiano Moqtada al Sadr pediu a seus apoiadores que decidam no voto quem ele deverá apoiar para a formação do novo governo, após a eleição do último dia 7, em que a coalizão do opositor Iyad Allawi derrotou a do atual premiê por duas vagas no Parlamento.
O apelo do clérigo xiita embaralha ainda mais a situação ao final de um processo eleitoral já confuso e marcado por acusações de fraude, enquanto facções políticas barganham para formar o governo que liderará o país.
O apoio do partido liderado por Sadr, que obteve 39 das 325 cadeiras, será crucial para definir qual das duas coalizões fará o novo governo -a do ex-premiê Iyad Allawi, que conquistou a maioria das cadeiras na eleição, ou a do atual governante, Nuri al Maliki.
Embora os partidários de Sadr pertençam a bloco xiita que já apoiou Maliki, têm hoje receio em apoiá-lo, depois que ele decretou a prisão de milhares de correligionários.
A votação será entre amanhã e sábado, em escritórios do movimento, mesquitas e em outros lugares do país.


Texto Anterior: Narcotráfico: Afeganistão é maior produtor mundial de maconha, diz ONU
Próximo Texto: Doações ao Haiti superam meta em reunião
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.