São Paulo, terça-feira, 01 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TABAGISMO

Holanda proíbe o fumo, mas continua a tolerar a maconha

DA REDAÇÃO

Entra hoje em vigor na Holanda uma lei que proíbe o consumo de cigarros em 720 bares, cafés e discotecas, mas permite que em alguns desses locais fechados os clientes continuem a fumar doses limitadas de maconha.
A lei antitabagismo, que entrou em vigor em janeiro de 2004, previa quatro anos e meio para adaptação. A lei da maconha é mais antiga.
O produto teve seu consumo autorizado em 1976, em lugares que têm licença específica, desde que os usuários comprem apenas cinco gramas por dia. Nas chamadas coffeeshops, cada dose custa de R$ 20 a R$ 152, dependendo da qualidade. Com a autorização, a Holanda acabou com o mercado ilegal e reduziu a criminalidade.
A questão "técnica" está na proibição de os usuários misturarem a maconha ao tabaco, para terem um cigarro de maior duração. Pela lei, as pessoas estão autorizadas a fumar apenas maconha. Se quiserem misturar, precisarão ir fumar ao ar livre.
Saskia Hommes, porta-voz do Ministério da Saúde, disse ao "USA Today" que pode parecer estranho proibir um e permitir outro. Mas, segundo ela, "dentro de nossa lei são dois tipos de consumo completamente diferentes".


Com agências internacionais


Texto Anterior: União Européia: Tratado de Lisboa sofre novo golpe com rechaço da Polônia
Próximo Texto: Igreja anglicana: Bispos conservadores criam grupo que contesta hierarquia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.