UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Farc e Paris não se falaram, diz negociador

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Há quatro anos trabalhando na fronteira do Brasil com a Colômbia, o padre Hector Gonzalo Arango, 40, é muito conhecido nas comunidades ribeirinhas do Alto Solimões. Sua paróquia, a catedral de La Paz, em Letícia, fica na fronteira com Tabatinga (AM). Ele crê que, apesar do insucesso da missão de resgate, Ingrid Betancourt será libertada pelas Farc.
 

Agência Folha - O que as Farc exigiram em troca de Betancourt?
Hector Gonzalo Arango -
Especulou-se que ela pudesse ser libertada em troca de guerrilheiros, mas cremos que a razão seja seu estado de saúde. No comunicado que recebemos, as Farc disseram que ela estava doente.

Agência Folha - Os rebeldes não a entregariam facilmente, não é?
Arango -
É certo que Ingrid é uma pessoa muito importante para a democracia colombiana. Mas tínhamos a esperança de que as Farc, com esse ato, recuperaria seu prestígio na Europa. A França é um dos países que mais insistiam com as Farc na libertação.

Agência Folha - Por que a missão no Brasil?
Arango -
Sempre confiamos na notícia que chegou de Puerto Assis, na região de Putumayo, na Colômbia, de que ela seria libertada no Brasil. Santo Antônio do Içá era mais perto de Tarapacá, onde ela estava. Haveria mais condições de transportá-la pelo rio Içá.

Agência Folha - Por que fracassou a missão em Santo Antônio do Iça?
Arango -
Chegamos, eu e Astrid Betancourt, no dia 9. A partir daí ficamos presentes até dia 14, quando regressamos a Letícia. Ficamos esperando o contato. No dia 12, recebemos a notícia de que a Polícia Federal estava com um avião francês em São Paulo de Olivença. Não sabíamos que ia chegar um Hércules, só sabíamos que o governo francês iria nos apoiar com o transporte. Não houve contato entre as Farc e o governo francês.


Texto Anterior: Padres brasileiro e colombiano participaram de ações de resgate
Próximo Texto: Irmã de Ingrid quer reunir-se com Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.